Eleições AMB 2025
O futuro da magistratura brasileira começa aqui
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entra em um dos momentos mais relevantes de sua história: o processo eleitoral que definirá a nova diretoria para o triênio 2026–2028.
Maior entidade representativa da magistratura no mundo, a AMB reforça seu compromisso com a democracia associativa, oferecendo aos seus membros a oportunidade de escolher, de forma direta e transparente, os próximos representantes da instituição.
Condução com credibilidade, transparência e experiência
O processo eleitoral está sendo conduzido pela Comissão Eleitoral Geral, presidida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF, reconhecido por sua sólida trajetória na condução de eleições. Esta é a sétima vez que o Desembargador Belinati lidera os trabalhos da Comissão, agregando segurança e legitimidade ao pleito.
Composição da Comissão Eleitoral Geral
Cynthia Silveira Carvalho – Juíza do TJDFT
José Marcelon Luiz e Silva – Juiz do TJPE
Leonardo Bechara Stancioli – Juiz do TJPR
Pedro de Araújo Yung-Tay Neto – Juiz do TJDFT
Atribuições da Comissão
A Comissão é responsável por:
Dirigir todo o processo eleitoral;
Resolver eventuais incidentes e impugnações;
Apurar e totalizar os votos (por internet, correio ou enviados pelas entidades filiadas);
Proclamar o resultado final do pleito.
As deliberações da Comissão exigem a presença mínima de três membros e podem ocorrer por videoconferência ou outro meio eletrônico, assegurando agilidade e transparência.
Acompanhamento digital e transparência
Para dar transparência ao processo e garantir que a informação chegue ao associado, a AMB lança um novo site, onde os associados poderão acompanhar todas as etapas do processo eleitoral: regulamentos, documentos oficiais, notícias, chapas registradas e demais atualizações.
Pela primeira vez, as reuniões da Comissão Eleitoral estarão disponíveis no canal de YouTube da AMB.
O futuro da AMB será construído com a sua participação. O voto de cada associado fortalece a representatividade, a legitimidade e o compromisso institucional da entidade com os magistrados brasileiros.
Exerça seu direito. Escolha sua liderança. Fortaleça a AMB.

