Comissão Eleitoral da AMB finaliza preparativos para início da votação em novembro

Reunião confirmou cumprimento de todos os prazos e destacou importância da participação dos magistrados no pleito que ocorrerá em novembro

A quarta reunião da Comissão Eleitoral da AMB marcou, nesta segunda-feira (20), a conclusão dos preparativos para as eleições da entidade, que ocorrerão entre os dias 10 e 14 de novembro. Nesta etapa, foram confirmados o cumprimento de todos os prazos previstos e os últimos detalhes do processo de votação.

Conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF, a reunião consolidou o cronograma eleitoral, que inclui a entrevista online com a candidata à presidência da AMB, juíza Vanessa Mateus, no dia 7 de novembro, e a tradicional “zerésima”, no dia 10, às 8h, ato que marca oficialmente o início da votação eletrônica.

“Cumprimos todos os prazos e chegamos a este momento com tranquilidade e transparência. O seu voto é muito importante. Temos mais de 14 mil magistrados associados. Faço um apelo, como presidente da comissão: não deixe de votar”, afirmou o desembargador Belinati.

O magistrado ‒ que conduz o processo eleitoral da AMB pela sétima vez consecutiva ‒ também agradeceu o trabalho de apoio das equipes envolvidas e reforçou o aspecto democrático do pleito.

“Não é porque temos uma chapa única que o processo deixa de ser participativo. Precisamos dar legitimidade à Diretoria da AMB, especialmente no cenário atual que a magistratura tem vivido. Este é um momento de união, em que cada colega e cada associado pode contribuir para o fortalecimento da nossa classe.”

De acordo com a secretária-geral da AMB e coordenadora da comissão eleitoral de funcionários, Shirley Costa Monteiro da Silva, o processo está em dia e dentro do cronograma: “Todos os prazos foram cumpridos e as cédulas já foram enviadas às associações estaduais”.

O juiz Pedro Araújo Yung-Tay Neto, membro da Comissão Eleitoral, destacou o engajamento da entidade no processo.

“Queremos a participação de todos, para que a nova diretoria tenha legitimidade, seja forte e representativa, e se sinta estimulada pela classe. A AMB é mais do que a maior, é a melhor associação da magistratura, o que está refletido neste trabalho realizado com lisura, em um país continental como o Brasil”, destacou.

Para a juíza Cynthia Silveira Carvalho, membro da Comissão, o cuidado com a condução de todas as etapas é um dos destaques do processo: “Mesmo com chapa única, as eleições estão sendo conduzidas com todo o rigor e zelo”.

Próximas datas

No dia 10 de novembro, às 8 horas, será realizada a emissão da “zerésima”, procedimento que marca oficialmente o início da votação.

De 10 a 12 de novembro, os associados poderão votar pela internet.

Nos dias 13 e 14 de novembro, a votação ocorrerá por carta ou de forma presencial, nas sedes das associações filiadas.

No dia 14 de novembro, está prevista a proclamação oficial do resultado.

Todo o processo de votação contará com o apoio técnico do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Ao todo, 13.729 associados das 39 entidades filiadas poderão exercer o direito ao voto.

Após o encerramento do período de votação, a conferência dos votos será transmitida ao vivo pelo canal da AMB no YouTube.

A posse da nova diretoria está marcada para o dia 17 de dezembro.