Começam as eleições na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)


Nesta semana, entre os dias 10 e 14 de novembro, cerca de 14 mil magistrados brasileiros poderão votar para escolher a nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que exercerá mandato de três anos à frente da maior associação de magistrados do mundo.
A eleição contará com chapa única, liderada pela juíza de direito do TJSP Vanessa Mateus, que já presidiu a Apamagis por dois mandatos e atualmente responde pela Justiça Estadual na diretoria da AMB. A chapa é composta por 22 magistrados, representando todas as regiões do país. Entre eles, destaca-se o juiz de direito Carlos Alberto Martins Filho, presidente da AMAGIS-DF, candidato ao cargo de vice-presidente da AMB.
O desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF, preside pela sétima vez consecutiva a Comissão Eleitoral Geral da AMB, sendo responsável pela organização do pleito. Para Belinati, a inscrição de chapa única demonstra que a magistratura brasileira está unida e confiante no trabalho realizado pela atual diretoria, presidida pelo juiz de direito Frederico Mendes Junior, do Paraná, e deseja a continuidade dessa gestão. Ele ressalta ainda que Vanessa Mateus é “uma magistrada inteligente, competente e experiente, reunindo todas as qualidades para liderar a nova administração”.
Às 08h desta segunda-feira (10/11), na sede da AMB, em Brasília, será realizada a solenidade de emissão da zerésima no sistema de votação pela internet, com a presença do desembargador Roberval Belinati, dos membros da Comissão Eleitoral e de representantes do TRE-DF. O documento certifica que não há votos registrados no sistema. Após a emissão, Belinati declarará oficialmente aberta a eleição e convidará os magistrados brasileiros a participarem do processo.
“Mesmo com chapa única, é fundamental a participação de todos para legitimar a próxima direção. Quanto mais votos, maior será a força da nova diretoria”, enfatiza Belinati.
Os magistrados já receberam, por e-mail cadastrado na AMB, a senha para votação online, disponível nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Quem preferir poderá votar pelos Correios, enviando a cédula à sede da associação estadual até 14 de novembro. Também será possível votar presencialmente, nos dias 13 e 14 de novembro, até às 18h (horário de Brasília), nas sedes das associações locais, utilizando cédula de papel e urna de lona.






