AMB Eleições 2025: Em votação recorde, Vanessa Ribeiro Mateus é eleita presidente da AMB

A chapa “Combatividade, Coragem e União”, liderada pela juíza, obteve 8.715 votos e comandará a entidade no triênio 2026-2028. Será a segunda vez que a AMB será presidida por uma mulher.

Os magistrados e magistradas associados à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) elegeram, com votação recorde de 8.715 votos válidos, a nova presidente da entidade para o triênio 2026-2028: a juíza Vanessa Ribeiro Mateus (TJ-SP). A chapa “Combatividade, Coragem e União”, única na disputa, recebeu amplo apoio da Magistratura e conduzirá a AMB pelos próximos três anos.

Nesta eleição, os integrantes das 38 associações filiadas puderam votar por carta, pela internet ou presencialmente. Do total de votos válidos, 6.717 foram registrados eletronicamente e 1.998 por cédula. Houve ainda 128 votos brancos pela internet e 46 na modalidade presencial; os votos nulos somaram 10.

Vanessa Mateus sucederá o magistrado Frederico Mendes Júnior, que encerra em dezembro a gestão 2023-2025.

A magistrada eleita agradeceu os votos recebidos e destacou como pretende conduzir a entidade:

"Agradeço profundamente a confiança da magistratura brasileira. Este resultado celebra a força de uma classe que acredita na união, na independência e no respeito ao nosso trabalho. Recebo cada voto com humildade e com a consciência de que este é um compromisso que exige dedicação diária e escuta permanente.”

"Assumo a missão de conduzir a AMB com coragem, diálogo e sensibilidade institucional, para que a voz da magistratura seja efetivamente ouvida em todos os espaços de decisão do país. A nova diretoria trabalhará para assegurar que as necessidades dos juízes — estruturais, remuneratórias e institucionais — sejam reconhecidas e atendidas com responsabilidade e firmeza. Afinal, as garantias da magistratura são garantias da cidadania.”

A juíza enfatizou ainda o caráter coletivo do trabalho:

"Este é o compromisso que assumo: fortalecer a independência judicial, consolidar as pautas remuneratórias, proteger as garantias da magistratura e construir um futuro de alinhamento nacional. Cada colega deve saber que a AMB está presente, atuante e vigilante. A vitória é de todos, e o trabalho que iniciaremos agora também será compartilhado.”

Maturidade institucional

O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, destacou a unidade da magistratura e o fortalecimento do associativismo.

"O resultado divulgado hoje reafirma a maturidade institucional da magistratura brasileira. A escolha por uma chapa única demonstra que estamos unidos em torno dos mesmos propósitos e de uma agenda comum para fortalecer a Justiça. A magistratura fala em harmonia porque reconhece que, juntos, avançamos mais.”

O presidente também ressaltou o preparo e a capacidade da juíza Vanessa Mateus:

"A presidente eleita, Vanessa Mateus, e toda a nova Diretoria representam a convergência de ideias, compromissos e responsabilidades. Tenho plena confiança de que conduzirão a AMB com diálogo, firmeza e sensibilidade para atender às necessidades reais de magistrados e magistradas. A AMB permanece coesa, comprometida e preparada para seguir avançando.”

A organização das eleições e a apuração dos votos foram conduzidas pela Comissão Eleitoral, presidida pelo desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF.

Ao proclamar o resultado, o magistrado lembrou que a AMB é a maior associação de magistrados do mundo:

"A magistratura brasileira está unida, incentivada e estimulada”, afirmou, ao comentar a votação recorde.

Estamos felizes com a vitória da juíza Vanessa Mateus e da sua Diretoria, e esperamos muito trabalho e continuidade em relação à gestão do presidente Frederico Mendes Júnior”, completou.

Perfil

Magistrada desde 2000, Vanessa Mateus é titular da 8ª Vara Cível Central de São Paulo. Na Apamagis, exerceu diversos cargos de liderança e, em 2020, tornou-se a primeira mulher a presidir a associação em mais de 70 anos de história — sendo reeleita para o biênio 2022-2024. Atualmente, exerce a função de coordenadora de Justiça Estadual da AMB, da qual se licenciou para disputar o pleito.

A presidente eleita agradeceu o apoio dos associados, da Comissão Eleitoral, do presidente Frederico Mendes Júnior e dos integrantes da chapa, afirmando que a nova diretoria está pronta para fortalecer a Magistratura.

A partir de 17 de dezembro, data da posse da nova diretoria, os mais de 14 mil associados passarão a ser representados pela magistrada paulista.